quinta-feira, 30 de maio de 2013

Resumo Informativo

RUSCHEINSKY,Aloisio (org).Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

O objetivo de Ruscheinsky (2002) no referido artigo é contextualizar sobre as contribuições da pedagogia no debate sobre os movimentos ecológicos e a consciência ecológica que pode ser alcançada a partir da prática pedagógica em sociedade.
A ecopedagogia surge a partir das mobilizações ambientalistas e ações pedagógicas e a percepção dela se dá através da teoria pedagógica e prática da educação ambiental, sendo que esse processo de educação serve para formular novas perspectivas referente ao espaço ambiental em que vivemos.
Ele destaca que o tema tratado ainda é novo e a literatura para pesquisa do mesmo é bastante restrita, portanto a prática social se torna fator fundamental nesse processo pela importância de compreender os conflitos sociais da contemporaneidade em que está inclusa a educação ambiental e os debates sobre consumo sustentável, o usufruir da natureza e ao mesmo tempo a sua preservação.
A sociologia pode contribuir com esse debate através das idéias de concepções de mundo, valores sociais e outras noções fazendo a ligação entre as formas de organização em sociedade e as implementações de políticas públicas relacionadas ao tema do meio ambiente.
Para o autor, a educação ambiental ainda não se constitui como área de pesquisa sólida e, devido a isso, alguns cientistas ainda desconhecem a sua importância e emergência e o reconhecimento dos seus agentes sociais nesse processo. Portanto, cabe ao pesquisador captar os aspectos que essa pesquisa não revela em relação aos fenômenos sociais, através do uso de metodologia apropriada para, a partir daí, interpretar os dados coletados.
A relação entre ética, meio ambiente e educação se dá no discurso e na prática e são a base para o nascimento da ecopedagogia e da interação entre individuo, sociedade e meio ambiente e o uso dos recursos naturais. O debate do tema no meio acadêmico é um ponto importante para atingir o maior número de pessoas e chegar à sociedade civil em geral. A ética é o ponto principal para desencadear esse debate e é a prática que forma a consciência social e o alicerce para compreender o mundo e suas relações. Os temas que atualmente animam os intelectuais e militantes da causa são educação ambiental e economia, reciclagem de materiais, cidadania e ética, entre outros.
Segundo Ruscheinsky (2002), no contexto da educação ambiental as instruções sociais são pilares importantes da base da sociedade e é fundamental que essas sejam capazes de distinguir os atores que atuam em seu espaço social, nesse cenário é comum associar a crise ambiental a uma crise da civilização e a universidade tem um papel fundamental atuando como elo entre instituição e sociedade.
Ainda no campo da educação ambiental, é reconhecida a importância do sistema de ensino para diminuir as políticas ambientais e a ecopedagogia consolida essa consciência ecológica ampla, investindo em uma mudança cultural, ou seja, mudança no pensar e agir com o intuito de estabelecer novos pontos de vista acerca dos dilemas ambientais da atualidade.
Dessa forma, nesse novo milênio torna-se necessário entender o termo ecopedagogia levando em conta que a teoria e prática caminham lado a lado e se renovam nesse processo. É importante destacar o papel das relações sociais para essa renovação e reconstrução de novos paradigmas sobre as questões ambientais, pois não adianta práticas corretas de políticas ambientais se não houver mudanças na mentalidade ambiental.
Ele destaca que é importante começar pela escola, fazendo um trabalho de conscientização e educação ambiental que consiga englobar a comunidade de uma forma solidária, sem deixar de levar em conta que o individuo precisa encontrar o equilíbrio na dualidade entre modelo ecológico x sociedade capitalista.
Ruscheinsky (2002), conclui que a consciência ecológica é fundamental para que se possa viver em uma sociedade sustentável lembrando que a educação ambiental ainda é bastante conflitante nas esferas políticas.

Atividade de pesquisa programada pela Profª Aldenora.



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