quinta-feira, 23 de maio de 2013

De que forma a chamada sustentabilidade socioeconômica ambiental pode contribuir no processo de desenvolvimento das empresas.



Conceito de sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
A partir desse desafio lançado ao mundo, é que vemos a sustentabilidade impactar diretamente em nossas vidas e rotinas, seja por meio do horário de verão (com a redução do gasto de energia elétrica e alguns apagões propositais, além daquelas que investiram em equipamentos capazes de consumir menos energia que o normal), as várias campanhas de uso consciente da água, outras diminuíram o consumo de papel, evitando mais depreciações à natureza. Desta forma a sustentabilidade se fortalece nas organizações, fazendo com que os empresários invistam na preservação do meio ambiente como um todo, pois as primeiras adaptações empresariais em prol da sustentabilidade aconteceram nos anos 90 e ao longo desses anos só tem evoluído com a ajuda da tecnologia, que permite um incentivo maior a esta preservação. Hoje a maioria das empresas seja de grande ou médio porte, nacionais ou internacionais tem o foco na SUSTENTABILIDADE, até porque existem fiscalizações e certificações que analisam este ponto: de que forma as empresas restituem a matéria-prima que elas utilizam, evitando a extinção e preservação da mesma, como suas equipes vêm sendo conscientizadas quanto a isso.
O desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas visa diminuir o desperdício de matéria prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. Também conhecido como os 3 R’s da sustentabilidade , essas são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e meio ambiente.  Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).
 Para o setor empresarial o conceito de sustentabilidade representa uma abordagem inovadora de se fazer negócios, no sentido de tornar viável a economia financeira dos empreendimentos e, ao mesmo tempo, conservar a integridade ambiental para as famílias atuais e futuras, construindo relacionamentos mais harmoniosos na sociedade, resultando em uma reputação digna, positiva e sólida. Diversas táticas são usadas pelas empresas, para assegurar estes benefícios de sustentabilidade, adotando valores econômicos por meio de ações que favorecem tanto a empresa quanto a sociedade. No lugar de gerar gastos e riscos - conseguem investimentos e oportunidades, desenvolvem produtos e serviços limpos, estão atentos ao ciclo de vida dos seus produtos e serviços atuando positivamente na comunidade e na sociedade de modo geral, pois será modelo de conduta e referência para muitos, talvez até por gerações – estes resultados e benefícios são verdadeiros e crescentes, pois vêm buscando inovações para que seu trabalho e desenvolvimento venham atender não só a questão ambiental, mais sim a desenvolver toda a população a um exame de consciência e constante avanço.
 A sustentabilidade surgiu para podermos ter consciência de que temos o dever de protegermos o planeta em que vivemos a partir de atitudes simples. Cuidando do ar, do verde, fiscalizando as implantações de empresas que se estabelecem para gerar emprego e renda para a sociedade. Para que as empresas se mantenham vivas elas devem ter a principal responsabilidade de proteger o ambiente em que estão inseridas sem agredir o meio ambiente, ajudando a sociedade presente ao redor da organização a serem ecologicamente corretas.

Atividade de pesquisa programada pelo Profª Angelina Athayde.

FONTES DE PESQUISA:

 http://www.rumosustentavel.com.br/sustentabilidade-traz-beneficios-para-empresas-e-sociedade/
 http://finslab.com/planejamento-de-negocios/artigo-1798.html
 REVISTA E URBANISMO, ANO 26, N° 212, NOVEMBRO DE 2011 E.
 SITE: WWW.REVISTAAU.COM.BR ACESSO 13h32min - 18/03/2013




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