No
documentário Ilha das Flores podemos visualizar o quanto o sistema capitalista
nos é imposto. Nos relatando a estupidez causada pela desigualdade social, o
egoísmo do ser humano e como o dinheiro nos domina tendo a pobreza e a fome
como partes recorrentes da má distribuição de renda. Apesar de termos um
telencéfalo altamente desenvolvido, um polegar opositor e sermos livres, não
nos tornamos menos vítimas de uma sociedade embasada no consumo, na lei da
oferta e da procura, na qual o objetivo maior é o lucro.
Fica
bem explícito no documentário que a divisão do trabalho é bastante marcante
pelo fato que desde a colheita até o consumo final, cada função é executada de
forma a não ter a noção da sua utilização. O curta nos mostra o caminho
percorrido de um simples tomate, gerando riqueza e desigualdade no seu
percurso. Ilha das Flores, é uma ilha localizada do Rio Guaíba, que banha a
cidade de Porto Alegre-RS, cenário onde deveriam existir flores, beleza,
harmonia, no entanto, tem o lixo como produto principal de utilização , é onde
vai para o tomate podre que uma dona de casa julgou não servir para alimentação
da sua família , esse tomate novamente analisado, agora para alimento dos
porcos (animais irracionais) , não servindo fica a mercê da população que
reside próximo.
As
pessoas que utilizam o lixo como a sua principal fonte de alimentação, segundo
a Teoria de Maslow, que defende como fator primordial as necessidades básicas
(fisiológicas), na sua pirâmide ela é a base; alimentação, moradia,
saúde; nos mostra de forma clara a exclusão destas pessoas dentro da sociedade,
que por não terem oportunidade, educação, conhecimento não lutam pelos seus
direitos, simplesmente se acomodam e aceitam a sua condição.
Enfim,
como área do conhecimento a administração pode contribuir com novas
implementações, melhorando a capacidade de realização e práticas
benéficas de responsabilidade pública, para que ela venha aumentar de forma
efetiva os serviços prestados, criando alternativas destinadas para
amenizar e modificar o panorama vigente, melhorando a vida da sociedade a qual
ela serve.
Atividade de pesquisa programada pelo Prof Vaner do Prado.
Parabéns pelo texto. É importante levar em conta que os temas envolvidos: Administração, Economia, Capitalismo, "gente e não gente", meio ambiente...são campos não pacificados. Portanto, precisamos criar senso crítico. Começar esse exercício (pensar, escrever, publicar) é um bom começo. Sou fã de vocês. Vaner do Prado.
ResponderExcluirVaner,
ExcluirDe fato no inicio das atividades de postagem do blog, não percebemos o valor, o conhecimento, a autonomia, o senso crítico que a atividade nos agrega, pois temos que entender sobre o assunto, para então expor nossas ideias, não somente pesquisar copiar e colar.
Com o fim do semestre é que percebemos o quanto crescemos durante cada fase, iniciamos sem nenhuma ideia do que é ser um estudante universitário, com medo de não conseguir aprender, entender e até mesmo se sentindo incapaz de tirar notas boas, mas então nos deparamos com professores ótimos, como você, Lícia, Roberta, Aldenora, Angelina e Eduardo que nos trouxe e acrescentou tanto conhecimento em apenas 5 meses e que com toda certeza deixaram sua marca por toda a nossa vida acadêmica e até mesmo pessoal, agradecemos pelo seu comentário de coração, e esperamos te encontrar em TA2.
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Vaner,
ResponderExcluirObrigada por você ter feito parte da história de cada um de nós nessa curta caminhada que começamos.
O aprendizado vem com as conquistas, com as críticas, com as perdas, mas sempre aprendemos e esse trabalho foi muito gratificante e pode agregar valores para todos da equipe, muito obrigada por tudo.
Bom dia, gostaria de uma opinião.
ResponderExcluirMeu filho tem 13 anos e recentemente o professor de história passou esse filme para eles.
De acordo com o que meu filho viu no filme, fez uma prova onde o professor pelas respostas dele, me chamou. Gostaria da opinião sobre o que o filme pode trazer de consequência na mente de uma criança de 13 anos que vive na sociedade capitalista e ficou revoltado com o que viu? Pessoas com fome, pessoas morrendo, seria um filme para ser mostrado num a classe???
Meu nome é Valquiria Fernandes, meu e-mail é valquiria.fernandes@espm.br
infelizmente temos que aprender a ver a realidade... temoas que educar nossas crianças sendo realistas...
ResponderExcluirto usando isso pra fazer um trabalho de redação não gosto de fazer de
ResponderExcluirtexto
ExcluirGostei da sua análise, só não concordo quando vc fala: "...não lutam pelos seus direitos, simplesmente se acomodam e aceitam a sua condição." Não é questão de se acomodar, é questão de impotência, elas não tem condições que permitam mudar, podem querer e não aceitar a sua situação, mas é grande a dificuldade para mudar sua posição social.
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